Monday, August 21, 2006

DE MÃO DADA COM O MEU AVÔ

Há viagens que nos levam para épocas distantes, recordações e vivências do passado.
Tinha seis anos e gostava de ir às comprar com o meu Avô.
Não iamos a qualquer shopping ou centro comercial, que ainda não tinham sido introduzidos na Ilha, nem se lhes sentia a falta.
O destino era o mercado e a lota do peixe.
O mercado ainda é o mesmo apesar mais turístico que utilitário, mas a lota do Funchal há muito desapareceu do canto nascente da avenida do Mar.
Mão dada com o meu Avô, via os balcões cheios de atuns e por detrás, umas portadas abertas ao mar, por onde entrava todo o azul do horizonte e se via o molhe da Pontinha. Nesse dia estava atracado o paquete francês ANCERVILLE, todo branco a brilhar na luz matinal do porto, num slide mental que ainda perdura. Ficou um fascínio especial por esse navio entretanto metido em terra num distante porto chinês e transformado em hotel. Ficam muitas saudades do tempo em que era criança e dava a mão ao meu Avô pelas ruas luminosas do Funchal. Onde não me canso de voltar.

Fotografias da praça do peixe do Funchal e recordações do ET - 2006




5 comments:

Alexa said...

São muito doces e ternas essas recordações que guardamos da nossa infância!

escorpiaotinhoso said...

Alexa,

Quem as tem pode dizer-se privilegiado..., infelizmente ainda há muitas crianças sem infância..., abandonadas, mal tratadas, etc...

ET

Salseira said...

Não conheço a Madeira... mas conheço a sensação de andar de mãos dadas com o meu Avô... e tenho saudades.

escorpiaotinhoso said...

Salseira,

É uma Ilha linda, vai lá um dia que possas, e não deixes de visitar também o Porto Santo...

ET

Salseira said...

Irei, irei! :)