Saturday, June 24, 2006

NAVEGAR PARA O PORTO SANTO






Como normalmente acontece em todas as ilhas, a forma mais bonita de chegar ao Porto Santo é por mar.
A este nível há um serviço regular diário entre o Funchal e o Porto Santo operado pela Porto Santo Line, com o magnífico navio de passageiros LOBO MARINHO, de 8.082 toneladas de arqueação bruta, 21 nós de velocidade e lotação para 1.153 passageiros, que demora 2h10 a navegar as 42 milhas da viagem.

O LOBO MARINHO foi construído especialmente para este serviço em 2003, tendo custado € 37 milhões. O navio oferece níveis de conforto muito acima do habitual neste tipo de unidades, tendo o armador excedido todos os esforços no sentido de concretizar a criação de um dos melhores “cruise ferries” do mundo na sua classe, o que foi reconhecido pela RINA – The Royal Institution of Naval Architects, de Londres, qo classificar o novo LOBO MARINHO como dos “Significant Ships of 2003”, título atribuído anualmente aos melhores 50 navios construídos em todo o mundo.
O LOBO MARINHO, que substituiu um navio mais antigo com o mesmo nome, transporta anualmente cerca de 400.000 passageiros, sendo a principal ligação do Porto Santo com o mundo exterior. Para além dos passageiros, transporta inúmeros bens de primeira necessidade para abastecimento local. À sua chegada, renova-se sempre a tradição dos dias de São Vapor tão celebrados na literatura insular. O porto ganha então um movimento e uma alegria notória, emprestado pelo navio. Esta linha é assegurada pela Porto Santo Line em regime de serviço público, concessionado pelo Governo Regional da Madeira.

Texto e imagens do ET - 2006

2 comments:

Eb1Eng.ºDuarte Pacheco said...

O Lobo Marinho será sempre aquele barco bonito ancorado ao pé do molhe do Funchal. Saudade...

escorpiaotinhoso said...

Lua,

Atracado no Funchal, ou em cruzeiro na costa sul da Madeira, ou a navegar no Mar da Travessa, ou então a abraçar o mar cor turquesa junto ao Porto Santo..., o LOBO MARINHO é um belo navio de passageiros...

ET