Friday, June 30, 2006

PIAZZA del PLEBISCITO - NÁPOLES (II)



O meu encanto pela Europa do Sol, do Sul e do Mediterrâneo já me levou diversas vezes a Nápoles.

Encanta-me o ritmo da cidade, a baia e o porto presentes de todo o lado, o Vesúvio sempre em guarda mesmo ali, enfim, Nápoles a cidade, feita do caos mais bem organizado que se possa desejar.

E aprecio o largo tranquilo da Piazza del Plebescito, como luz e espaço de tréguas merecidas. Noivas em pose de modelos fotográficos, sempre, que em Nápoles não haverá casamento que se preze sem os retratinhos da praxe. Gosto desta praça, das suas formas, do desleixo relativo do seu património, e da sensação boa que é saber o navio mesmo ali por detrás. Porque o único caminho que conheço para Nápoles é uma rota. Sempre de navio. "E la nave va...", em mais uma cena repetida de Federico Fellini, até à próxima passagem.

Fotografias e texto de Luís Miguel Correia - 2006

Saturday, June 24, 2006

DESTINO PORTO SANTO

A apenas 80 minutos de Lisboa por avião, a ilha do Porto Santo é o destino ideal para umas férias diferentes, para quem gosta de praia, mar e exotismo sem querer fazer voos transoceânicos.
Segunda maior ilha do arquipélago da Madeira e a mais oriental do grupo, o Porto Santo está situado no oceano Atlântico, a 33º 00’ N, 16º 30’ W. Com uma superfície de 41 km2, a ilha apresenta um comprimento máximo de 11 km e uma largura extrema de 6 km, é de origem vulcânica e foi formada há 13,5 milhões de anos. Os cerca de 5000 habitantes dedicam-se essencialmente ao turismo e serviços.
A capacidade hoteleira ronda actualmente as 1400 camas, estando prevista a sua expansão até às 5000 camas. Para além do binómio praia – mar centrado numa praia fantástica com 9 km de areal, a ilha oferece muitas outras opções aos visitantes: talassoterapia, mergulho, golf, ténis, hipismo, gastronomia, para além de alguma vida nocturna e cultural. Em termos de festividades, destaque para o São João em Junho e a Festa do Vinho em Novembro. Sou visitante regular do Porto Santo desde 1970, altura em que a ilha se encontrava ainda num estádio de desenvolvimento muito insípido, uma ilha parada no espaço e no tempo. Hoje, o Porto Santo apresenta um desenvolvimento equilibrado, sem roturas com as tradições e a morfologia da ilha, afinal, o seu principal encanto a preservar sempre.

PORTO SANTO HISTÓRICO

O Porto Santo foi a ilha com que os Portugueses inauguraram o descobrimento de novos mundos, em 1419. O povoamento teve início em 1425 sendo primeiro donatário Bartolomeu Perestrelo. Uma sua filha, Filipa Moniz casou em 1478 com Cristóvão Colombo, que viveu na ilha durante alguns anos. A casa em que segundo a tradição viveu é actualmente um museu. A colonização do Porto Santo viveu inúmeras dificuldades, devido à aridez dos solos e ao corte de árvores. A falta de segurança das populações locais traduziu-se em múltiplos ataques de piratas mouros, franceses e ingleses entre os séculos XV e XVIII, e valeu aos porto-santenses ficarem conhecidos por Profetas. Tudo isto criou um ciclo de pobreza extrema apenas contrariado por um conjunto de obras públicas iniciadas na década de quarenta do século XX. O actual desenvolvimento do Porto Santo é muito recente, e remonta aos últimos 25 anos e à autonomia da Região Autónoma da Madeira.
A principal actividade económica é o turismo. Tradicionalmente, o Porto Santo foi o destino predilecto de férias dos Madeirenses. Hoje, a sua ocupação passa por uma maior diversificação de origens dos turistas, com destaque para Portugueses Continentais e mercados europeus. Destino ideal para quem procura férias sossegadas com predominância das actividades ligadas ao mar e à natureza, o Porto Santo ganha um grande cosmopolitismo nos meses de Julho e Agosto, com as tradicionais férias dos Madeirenses.

NAVEGAR PARA O PORTO SANTO






Como normalmente acontece em todas as ilhas, a forma mais bonita de chegar ao Porto Santo é por mar.
A este nível há um serviço regular diário entre o Funchal e o Porto Santo operado pela Porto Santo Line, com o magnífico navio de passageiros LOBO MARINHO, de 8.082 toneladas de arqueação bruta, 21 nós de velocidade e lotação para 1.153 passageiros, que demora 2h10 a navegar as 42 milhas da viagem.

O LOBO MARINHO foi construído especialmente para este serviço em 2003, tendo custado € 37 milhões. O navio oferece níveis de conforto muito acima do habitual neste tipo de unidades, tendo o armador excedido todos os esforços no sentido de concretizar a criação de um dos melhores “cruise ferries” do mundo na sua classe, o que foi reconhecido pela RINA – The Royal Institution of Naval Architects, de Londres, qo classificar o novo LOBO MARINHO como dos “Significant Ships of 2003”, título atribuído anualmente aos melhores 50 navios construídos em todo o mundo.
O LOBO MARINHO, que substituiu um navio mais antigo com o mesmo nome, transporta anualmente cerca de 400.000 passageiros, sendo a principal ligação do Porto Santo com o mundo exterior. Para além dos passageiros, transporta inúmeros bens de primeira necessidade para abastecimento local. À sua chegada, renova-se sempre a tradição dos dias de São Vapor tão celebrados na literatura insular. O porto ganha então um movimento e uma alegria notória, emprestado pelo navio. Esta linha é assegurada pela Porto Santo Line em regime de serviço público, concessionado pelo Governo Regional da Madeira.

Texto e imagens do ET - 2006

VOAR PARA O PORTO SANTO




O Porto Santo dispõe de um bom aeroporto desde 1960, servido por ligações regulares com o Funchal (AEROCONDOR) e Lisboa (TAP PORTUGAL). Os voos Funchal-Porto Santo são operados pelo bimotor a hélice SHORTS 360-200 matrícula CS-TLJ, com capacidade para 24 passageiros. A TAP efectua voos directos com AIRBUS 319 e 320. Os principais operadores turísticos disponibilizam pacotes de férias no Porto Santo a preços muito convidativos, utilizando voos charter, nomeadamente da companhia PGA – PORTUGÁLIA.

PORTO SANTO EM IMAGENS



PORTO SANTO EM IMAGENS II












De volta do Porto Santo, foram-se as férias, ficam as saudades de momentos bem partilhados e as fotografias. A partilhar com quem por cá passar, como tudo nesta vida de viageiro circunspecto....

Texto e imagens do ET - 2006

Thursday, June 22, 2006

SÃO FLORES, FLORES DE PORTO SANTO











São Flores, flores do Porto Santo, a lembrar os dragos de há 600 anos, a recordar as árvores de então e a desflorestação que aqui como em tantas outras ilhas então se seguiu à Descoberta.
Flores agrestes de uma beleza sublime. Cheias de exotismo no meio do Atlântico a olhar para a costa de África, para onde supostamente seguiam as primeiras caravelas que em 1419 ali aportaram. Ao Porto Santo após tormenta grossa, ao serviço do Senhor Infante, Dom Henrique e da sua Ordem de Cristo. O Porto Santo, até nas flores respira história. E uma beleza única. Vale a pena ir lá.

Texto e fotos do ET - Junho de 2006